13 de ago de 2010

Sexta-Feira 13


A sexta-feira 13 é um dia que mexe com o imaginário popular. Para aumentar a superstição, ela caiu, hoje, em agosto. Para explicar o porquê deste mito, a terapeuta Conceição Fittipaldi fala sobre as origens do mito.

“Muitas pessoas têm muito cuidado nesse dia. Principalmente dentro do cristianismo. Na Última Ceia eram 12 discípulos, com Jesus, 13. Como Judas o traiu, era como se ele fosse o 13º indesejado. Nas religiões pagãs, nórdicas, nós temos um banquete realizado pelos deuses, que Loki, o deus do fogo, não foi convidado e apareceu de repente, como intruso, e falou das infidelidades das mulheres dos deuses. Ele também foi o 13º. Podem ser duas raízes da tradição”.
Explicado o número, a terapeuta contou as razões para o mito em relação ao dia da semana: “na sexta-feira nós temos a morte de Jesus. O dia é ligado à morte e ao sacrifício. Na Inglaterra, antigamente, as sextas-feiras eram os dias que as pessoas eram enforcadas, e davam 13 passos em direção à morte”.
Para completar, o mês de agosto: “ele é visto como o mês de azar. Primeiro, ele começou quando Augusto, com inveja do imperador de Roma Júlio César (julho), quis também ter um mês para ele, com seu nome (agosto). Ele já começou mal, pela inveja, arrogância. Aqui no Brasil, existe a tradição de agosto ser o mês dos Exus, considerados por católicos e protestantes, em geral, maus espíritos. Não é verdade, eles são mensageiros entre o céu e a terra”.


Fonte: http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/religiao/2010/08/13/NWS,518715,4,290,NOTICIAS,766-CONHECA-ORIGENS-MITO-SEXTA-FEIRA.aspx
 
 
-------------------------
 
Uiiii... treze passos em direção a morte? Pura supertição.
 
 
Ótima sexta feira treze pra nós!
 
Reações:

Um comentário:

  1. E onde entra o gato preto nessa história toda? Hoje por acaso, vi um ( bem lindo) mas grande e gordo, com o olho bemmmmmm chamativo, passou ao meu lado. Sem preconceitos, minha sogra disse que ir para cama com um homem de cor um dia antes da sexta-feira 13 dava sorte, ela houvia antigamente, hauhauahua. Sei não, acho que era desculpa para dar umas pegadas nos famosos super dotados, hahaha.

    ResponderExcluir